Friday, January 22, 2010

Essa Dama Não É Pra Ti, Kota

mulher angolanaEven though I’ve only just come back from Angola, I’m already starting to miss it. It’s been a week highlighted by shocking political events, but there’s no better respite than some brilliant Angolan sembas, to remind us that not all in that country is rotten. Among the many songs that made it impossible for me to sit still, Escolhe Outra by DJ Jesus featuring Yuri da Cunha and Na Gajaxeira by DJ Dias Rodrigues were standouts. As soon as either of these songs came on, the dance floor became packed. Good times, great times. Listening to them now here in Boston is nostalgic, but it brings me closer to home.

Escolhe Outra
Na Gajaxeira

Não obstante o meu regresso a menos de três dias, as saudades já apertam. Numa semana de tristes acontecimentos políticos, é bom lembrar o bom da nossa terra, que reside na sua inegualável música. Entre muitos sons que me fizeram vibrar e dançar à toa nestas férias com os meus primos e amigos, especial realce para o Escolhe Outra do DJ Jesus e com a participação do Yuri da Cunha, e Na Gajaxeira do DJ Dias Rodrigues. Músicas que me vão no sangue e aquecem-me o espírito nestas terras longíquas do Tio Sam. E me fazem dançar sózinho, enquanto penso nas noites em que berravamos “Vai Lolita vai, deixa me em paz!” Ou então quando viamos um brada a dançar com uma angolana a sério e nos riamos a cantar, “essa dama não é pra ti, kota!” Isso sim são músicas. A saudade vai aumentando a cada dia que passa mas como disse o outro, havemos de voltar.

-Photo by the (amazing) Massalo. Here is his website.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...